Fonte: Jorge Maia, em O Jogo
Destaques por AR
terça-feira, dezembro 18, 2007
Lista de compras para a farmácia
domingo, dezembro 16, 2007
Fröhliche Weihnachten!
Passo o último fim-de-semana em Münster antes de, como qualquer emigrante que se preze, regressar a Casa pelo Natal. A cidade veste-se de Natal como nenhum outro sítio que eu conheça: pinheiros e outras árvores cheios de luz, mercados de Natal, Glühwein, as casas, as igrejas, ruas cheias de gente e música...
Mas não há bacalhau, rabanadas e formigos ou Vinho do Porto, Pais Natal foleiros pendurados de todas as janelas, luzes em Santa Catarina e 31 de Janeiro...
E há saudades dos abraços, das risadas, das asneiras, das conversas, dos sorrisos, da cumplicidade de quem se ama...
quinta-feira, dezembro 13, 2007
Privilégio...
quarta-feira, dezembro 12, 2007
Nada de novo...
O FC Porto confirmou hoje a importante primeira posição da "poule" A da Liga dos Campeões em futebol e a fuga aos "tubarões" nos oitavos-de-final, ao derrotar em casa o Besikas por 2-0, na última jornada da fase de grupos.
Fontes: Público.pt e FCP.pt
sexta-feira, dezembro 07, 2007
Musicol 2,
ou
tributo ao lado B
São "novos sons para outros ouvidos"!
Of all the environments and moods you'll discover, DON'T miss: Number 149, 28'13''.
Curva de aprendizagem
Ficam alguns artigos sobre curvas de aprendizagem:
- J Med Assoc Thai. 2005 Nov;88(11):1569-73 (BSA)
- Curr Surg. 2005 May-Jun;62(3):330-4 (Técnica cirúrgica)
- Ann Fr Anesth Reanim. 2002 Oct;21(8):622-6 (Máscara laríngea)
- Reg Anesth. 1996 May-Jun;21(3):182-90 (Anestesia loco-regional)
- Anaesthesia. 1996 Jan;51(1):76-80 (Máscara laríngea)
- Ital Heart J Suppl. 2004 Dec;5(12):891-9 (CAP)
- J Surg Orthop Adv. 2007 Spring;16(1):19-22 (Tempo de trabalho e técnica cirúrgica)
- Anaesth Intensive Care. 2006 Aug;34(4):450-2 (Anestesia loco-regional)
quarta-feira, novembro 28, 2007
sábado, novembro 24, 2007
sexta-feira, novembro 23, 2007
O rapaz até se esforçou
Paulo Azevedo e Artur Santos Silva foram os grandes vencedores dos EGP Awards 2007, entregues pela Escola de Gestão do Porto, no passado dia 15.
O actual CEO do grupo Sonae, Paulo Azevedo, recebeu a distinção Prémio Alumni, enquanto que a Artur Santos Silva, presidente do conselho de administração do Banco BPI, foi atribuído o Prémio Carreira.
Além deste dois prémios, a Escola de Gestão do Porto distiguiu também os alunos Frederico Fernandes (MBA) e Pedro Rocha (MBA Executivo) com a atribuição do Prémio José Valente, um prémio criado em homeagem ao Professor José Valente, que visa premiar não só o bom desempenho académico como também a integridade e sentido de companheirismo dos alunos de MBA.
Fonte: http://newsletter.up.pt/pt/actualidade/962/
PS. LOL!!!
No lado certo da curva
Já tenho novos estudantes. Mais correctamente, novas estudantes. As únicas meninas que entrevistei há duas semanas estão super entusiasmadas com o nosso projecto e começam a trabalhar para a semana.
E hoje pode muito bem ter começado o meu percurso pelo mundo da disfunção mitocondrial na sépsis (grande coisa, não é?!?!). Reuni com a Telma e com a responsável pela microscopia electrónica do Max Plack Institute for Molecular Biomedicine, Dagmar Zeuschner. Acordámos em fazer um estudo piloto e se tudo correr bem, provavelmente, o MPI (e eu no MPI) analisaremos as mitocondrias do nosso projecto dos ratos! Mas não consigo deixar de pensar na incrível coincidência que deu origem a tudo isto... Lembro-me logo do livro The Double Helix: A Personal Account of the Discovery of the Structure of DNA, sobre as pessoas e histórias de gente por trás de uma das maiores descobertas científicas do século passado. Obrigado Telma!
Comecei um novo nível no curso de Alemão. Mais alunos interessantes e mais gente que já sabe mesmo falar esta língua impossível.
Para terminar as boas notícias, Portugal, que na Quarta mais parecia o glorioso FCP com dos alguns jogadores que foi dispensando ao longo dos anos, está apurado para o Europeu!
Um bom fim-de-semana e um excelente Norte da Anestesia para quem lá vai. Ouvir ou falar!
quarta-feira, novembro 21, 2007
Musicol
- Íntima Fracção, de Francisco Amaral;
- lado B, de Pedro Esteves;
- trintaeum (apenas pelo prazer de recordar);
- Antena3 (continua com bom serviço público e música decente);
- Radar (descoberta recente, via IKA);
- radio.blog.club (aconselho pesquisa de "Richard Cheese").
segunda-feira, novembro 19, 2007
Love will tear us apart!
Já ouvi Nouvelle Vague ao vivo e vo na grande Gigi. Mas esta é diferente. A simpicidade da música, dos gestos e da luz faz pensar que a letra foi feita para ser cantada assim. Veio do meu Verão, que dura até hoje! Espero que gostem.
Depois da tempestade, a bonança (nem sempre vem no dia seguinte)!
Sexta-feira: um dia incrível! Agendei uma entrevista que há muito esperava, colhemos frutos de um encontro casual à porta do curso de alemão* (por agora ainda perspectivas) e tive direito a um chefe mesmo contente com tudo isto!
Sábado: descanso. Óptimo!
Domingo: instrumentação desastrosa. A pior ovelha até agora. "Amanhã vai correr melhor!", obrigaram-me a repetir. ;)
Hoje: mais quase três horas para ter os catéteres a funcionar direito (houve nova anestesia geral, nova linha arterial...). Depois disso, a surpresa do dia. Os estudantes, que começaram hoje a trabalhar comigo, dizem que não se aperceberam bem que o trabalho implicavada tantas horas seguidas no laboratório, pediram muita desculpa e foram-se embora! Mai nada! Agora fico eu, mais uma vez, sozinho com a minha ovelha até às 06 da manhã! Talvez pior será ter que loose face e ligar aos outros grupos que receberam um "Obrigado! Mas escolhemos outros estudantes para o trabalho.", para eles reconsiderarem a oferta e virem trabalhar comigo.
A bonança vem de certeza. Mas às vezes demora um bocadinho mais do que nós queríamos!
*A Telma é uma emigrante portuguesa, como o Zezinho e eu, a viver em Münster há cerca de um ano. Veio de PhD especilista em mitocondria de Cambridge. Antes que haja mentes mais entusiasmadas a escreverem o que não devem, a menina é comprometida.
terça-feira, novembro 13, 2007
Zero graus?
domingo, novembro 11, 2007
sábado, novembro 10, 2007
Oh Zezinho!!!
Faço umas compras e vou-me sentar numa gelataria italiana ao pé de casa, continuando a leitura. No meu alemão ainda precário peço um café e, enquanto escolho o sabor do gelado, já está o empregado a fazer uma bola de gelado de café. Perante a minha cara de desacordo sem saber bem o que dizer, o rapaz pergunta: "Parla italiano?". Eu respondo: "Portuguese!". Diz ele num tom um pouco mais alto: "Oh Zezinho!". Acto contínuo, sai da cozinha um homem de pouco cabelo escuro, que se viria a revelar o José, benfiquista de Viseu, imigrante português, como eu. Lá me deu o que eu realmente queria e pouco tempo depois eu já sabia que há "Ui! Muitos!" portugueses em Münster, restaurantes portugueses, uma casa do Benfica e uma casa do Sporting recentemente encerrada. Um dia destes vamos os dois beber uma cerveja e ele apresenta-me ao pessoal!
quarta-feira, novembro 07, 2007
Vício
Este degrau já subi!
Hoje ficou arrumado o último pormenor do meu (Meu é injusto e mentiroso. Nosso) artigo de revisão. Foi o meu primeiro "n coisas" artigo: o primeiro em inglês, a primeira revisão, o primeiro numa revista internacional conhecida, o primeiro sobre sépsis...
Vale por isso, pelo menos para mim, muito mais do que as 3500 palavras, duas tabelas e duas figuras impressas. Vale os dias inteiros a ler e o que conseguir estudar, vale os dias a escrever (em Berlin, na biblioteca, em casa, no quarto escuro), os fim-de-semana perdidos, o dia de tristeza e desalento que passei com a primeira sova de correcções...
Entre os e-mails trocados com o grupo e o dia de hoje houve DEZ versões!!! Todas guardadas para mais tarde recordar.
Na verdade, bem mais importante do que ver o meu nome daqui a um mês numa folha de papel ou num monte de pixeis num pdf, foi o processo. Este conceito do "processo de aprendizagem" persegue-me. E este foi um dos melhores exemplos que conheço de que, de facto, o percurso que nos leva a atingir determinados objectivos (outro conceito que me persegue) pode ser bem mais determinante na nossa vida que o fruto apetecido em si.
Contribuiu o equilíbrio interessante com o que o grupo pacientemente melhorava os meus manuscritos. Rigidez e palavras nem sempre simpáticas SEMPRE com um comentário favorável e encorajador. Diziam "É sempre assim com o primeiro artigo!".
Contribuiram três corridas por semana, o Miguel Sousa Tavares e a Economist.
Contribuiram os que aturaram o meu mau feitio.
Obrigado.
Este degrau já subi!
E hoje voltei ao laboratório, entrevistei estudantes, encomendei substâncias, ri-me despreocupado outra vez, sonhei com viagens, comecei pesquisas para outro artigo de revisão...
It never stops, does it?! :)
segunda-feira, novembro 05, 2007
iPod tech made easy
Pois aqui fica uma solução fácil que permite gerir o iPod de uma forma independente do iTunes. De graça em:
YamiPod!
Fonte: Blê blê blê
sábado, novembro 03, 2007
À distância
De castigo a finalizar o meu artigo (este assunto merecerá dedicação exclusiva quando conseguir falar dele sem cerrar os dentes) fui assistindo à reunião pela janela do meu computador via Skype.
As manhas da política europeia exigiram que surgisse uma candidatura lusa para Chairperson do Postgraduate Medical Training Sub-committe. Fui então a votos com um inglês e confirma-se (desculpem, mas isto é um blog pessoal e potencialmente politicamente incorrecto) que até à data ainda não perdi uma eleição. Esta foi sem dúvida a mais surreal mas o projecto é extremamente aliciante!
Horas antes havia sido também eleito para representante do PWG no Multidisciplinary Joint Committe of Intensive Care Medicine da European Union of Medical Specialists.
segunda-feira, outubro 29, 2007
Profecia de comentador de futebol na rádio
Naturalmente, o melhor ataque e a melhor defesa.
sexta-feira, outubro 26, 2007
Influências
1. Acordo às 06 da manhã.
2. Passo nove horas no buraco (a).
3. Almoço em meia hora um pseudo-linguado com um molho manhoso e batatas terríveis.
4. Gosto do almoço.
5. Ao fim do dia leio a Economist (da semana passada) de uma ponta à outra numa esplanada ao ar livre.
7. Bebo meio litro de cerveja ao jantar (Um menino. Mas ainda só cá estou há 2 meses).
(a)Buraco s.m. Sala sem qualquer janela ou outro contacto com luz natural onde passo os meus dias de estudo ou redacção de artigos.
quarta-feira, outubro 24, 2007
Falta de ar
PS1. Obrigado pelos gestos, mensagens escritas, telefonemas, e-mails e presentes [sim, houve presentes. Não de todos é certo ;)]. Ainda pelas vezes todas que sorri!
sexta-feira, outubro 19, 2007
Berlin
e correio em atraso
Foi bom voltar ao conforto de Münster, a casa.
Ontem acabei de escrever o meu primeiro artigo. Nos próximos dias vai ser revisto pelo grupo e depois submetido ao "Current Opinion in Anesthesiology". Sendo que o chefe é o Editor Convidado, é bem provável que seja aceite!
Vá! Não sejamos resingões e reconheçamos o mérito dos rapazes:
PS. 13 de Dezembro faz-me lembrar alguma coisa...
sexta-feira, outubro 05, 2007
Out of the office to the ESICM Congress in Berlin
Incrivelmente levo trabalho de casa para o fim de semana: um artigo que teima em não acabar de se escrever.
Ficam as melhores:
Out off Office auto-replies
1. I am currently out at a job interview and will reply to you if I fail to get the position. Be prepared for my mood.
2. You are receiving this automatic notification because I am out of the office. If I was in, chances are you wouldn't have received anything at all.
3. I will be unable to delete all the unread, worthless emails you send me until I return from holiday on 4 April. Please be patient and your mail will be deleted in the order it was received.
4. Thank you for your email. Your credit card has been charged €5.99 for the first ten words and €1.99 for each additional word in your message.
5. The e-mail server is unable to verify your server connection and is unable to deliver this message. Please restart your computer and try sending again. (The beauty of this is that when you return, you can see how many in-duh-viduals did this over and over).
6. Thank you for your message, which has been added to a queuing system. You are currently in 352nd place, and can expect to receive a reply in approximately 19 weeks.
7. I've run away to join a different circus.
AND, FINALLY, THIS ONE TAKES THE BISCUIT:
8. I will be out of the office for the next two weeks for medical reasons. When I return, please refer to me as 'Margaret' instead of 'Steve'!
quinta-feira, outubro 04, 2007
Acontecimentos vários no Tag der Deutschen Einheit
De facto o grande símbolo da separação entre a RDA e a República Federal da Alemanha caiu quase um ano antes, a 9 de Novembro de 1989, no dia em que o Partido Socialista Unitário da Alemanha (SED), partido único de orientação comunista, anunciou um conjunto de deliberações que alargava os direitos de cidadania e liberdade dos cidadãos do leste alemão.
Rui Trintaeum inaugura nova página da melhor casa da noite portuense. Visitem o site e vão ao número Trintaeum do Passeio Alegre tantas vezes quantas puderem!
Apercebo-me que os melhores morangos do mundo são apanhados mesmo aqui ao pé, em Bonn (presente do Índio).
A esta hora ainda descubro que Benfica perdeu no Estádio da Luz com os ucranianos do Shakhtar Donetsk por 0-1; o FC foi à Turquia vencer o Besiktas com um golo de Ricardo Quaresma ao cair do pano (92’) . Mais do mesmo! Sorrio. Note-se que não fui eu que me esqueci do "P" no "FC". Dúvidas houvesse...
Com duas escapadelas, uma para almoçar de pé na feeesta (escreves isto muito melhor do que eu!) e outra para uma corrida ao fim do dia, foi um dia fechado no quarto a estudar!
Amanha começo a escrever o meu primeiro artigo!!!
* Palavra com duplo significado interessante neste caso. O Quarter (bairro) Soviético era um quarter (quarta parte) da divisão da cidade feita por Americanos, Ingleses, Franceses e Soviéticos.
Fontes:
Perfil da Alemanha (Edição do Ministério Federal das Relações Exteriores)
Wikipédia
Público on-line
segunda-feira, outubro 01, 2007
Shubi selection
Ficam as últimas novidades da Shubi Selection:
- Fotos de autora da personagem em questão, com entrada para a lista dos blogs;
- Boxer, álbum dos norte americanos The National. Fica de amostra Brainy.
domingo, setembro 30, 2007
Münster no trilho da arritmologia europeia!
Foram cinco horas SÓ em português!
Entre as ruas do centro, o lago, cerveja e um concerto na rua, houve conversas sobre amigos, amigas, relações (bolas! Usei a palavra proibida quando tenho uma lista de quase 20 nomes para trocar), histórias perdidas agora recuperadas em noites de copos, o Santo António... Recordações de Havana, Trinidad, Jim Ruskel, o escritor fantasma, os pequenos almoços e a sopa de queijo... Novidades, partilhas, o trabalho... Ainda houve tempo para telefonar para Portugal para quem nunca atende o telefone. Confirmou-se. Não atendeu!
Fica a habitual "foto senil de braço estendido quando todas as máquinas modernas têm temporizador" na escultura de Isa Genzken para o SPM07.
sábado, setembro 29, 2007
Semana em grande para o PPD/PSD
Na mesma semana em que Pedro Santana Lopes presenteia o país com uma valiosa lição de moral, ao vivo e em directo pela caixa mágica, Luís Filipe Menezes ganha as directas do partido com 54,09% dos votos. Mesmo tendo os Indios da Amazónia contra ele, veja-se.
Pergunto-me, que mais pode um militante do partido desejar?!
Um governo com políticas económicas e sociais a roçar o Centro/Direita?!
sexta-feira, setembro 28, 2007
Hoje o mundo descansa
Hoje o mundo parou, vai descansar e pensar no que tem sido e feito nos últimos séculos (assim se mede o tempo do mundo).
Bom dia!
PS. Fazes muito mais que o Sol...
quinta-feira, setembro 27, 2007
Pequenas contrariedades que resultam de estar vivo :) e estar (quase) sempre a devorar o que está a minha volta
ouTexto só para mim
Desligo o Messenger. Hoje não me apetece falar.
Ontem estudei que nem um animal. Deitei-me depois das duas. Curei (sou dos acredita que na Medicina ainda curamos e salvamos as pessoas que precisam de nós) as saudades do meu irmão, do meu ano e meio de Verão e dos meus amigos Frederico e Sérgio.
Não sei porque escrevo tipo telegrama mas é assim que me apetece escrever.
Lá acordei com esforço à hora do costume (com os 10 minutos de atraso do costume) e depois de demorar mais um bocado do que o costume sentei-me a estudar (hoje não devorei artigos como ontem, só estudei!) na biblioteca. Comecei cedo a perceber que ia pagar pelas horas roubadas ao sono. Depois de um almoço surreal na cantina do hospital (um tomate cozido pousado sobre um molho colorido de vegetais) aguentei mais uma hora! Uma hora!
Fechei o draft adolescente do artigo que estou a escrever e voltei para onde talvez não devesse ter saído! Casa. Deito-me no sofá e para adormecer distraído e devagarinho, inicio a minha viagem no Sul. Heroicamente (o mérito é todo do MST) ainda passo a página 30.
Acordo pelas 21 numa qualquer fase do sono que me dá a ilusão que isto ainda se vai tornar num dia rentável e que o mau humor passou (sim, estou de mau humor pela primeira vez desde que cá cheguei). Fotografo o que vejo ao me levantar do sofá. Janto pela QUARTA e última vez consecutiva um gratinado (no longer gratin) que fiz na Segunda. Detesto deitar comida fora. Considero uma arrogância e um desrespeito.
Sento me aqui.
“Desligo o Messenger. Hoje não me apetece falar.”
Re-ENCONTRO a Íntima fracção para meu belo prazer. Aconselharam-ma uma vez num café depois de uma urgência no Café do Cais. A MINHA Ponto Luis I!
Partilho em modo automático, talvez comigo mesmo. Porque não me quero esquecer deste dia. Hoje não arrumo a cozinha.
Ainda há gelado de baunilha do LIDL no congelador e mais umas 150 páginas para percorrer até voltar a adormecer devagarinho…
Não reli este texto pelo que não faço ideia quantos erros, repetições de palavras ou incongruências estético-literário-semanticas poderá ter.
quarta-feira, setembro 26, 2007
Obrigado!
À saída ainda passei pelo Departamento, numa torres. Quando caminhava para a bicicleta, ouço (estou a ouvi-lo agora outra vez) o som de duas mãos e um piano. Paz. Estava por todo o ar que enchia o hospital.
Lembrava-me vagamente de ver um piano de cauda preto num dos corredores principais do edifício. Encontrei-o sem dificuldade em frente a uma plateia de 15 a 20 pessoas. Sorri e fiz aquele gesto com a cabeça como quem diz:
"Obrigado!".
Tenho a tocar Köln Concert, Keith Jarrett.
segunda-feira, setembro 24, 2007
Memórias da Rua do Bom Sucesso
Saudades das horas a fio no Inverno de 2005, fechados no melhor terraço do mundo inteiro, num 5º andar da Rua do Bom Sucesso, a olhar para milhões de papeis colados pelas paredes!
domingo, setembro 23, 2007
Provavelmente, o último fim de semana de Verão!
Calças de ganga e t-shirt. Houve tempo para tudo.
Ontem, um passeio até Haltern am See (meia hora de comboio) para ver a exposição Luxus und Dekadenz. Essencialmente, arte do Império Romano no vale de Nápoles.
No regresso, o agradecimento pelos 2 milhões de Turcos que vivem na Alemanha com o melhor Kebab do mundo! Três molhos e queijo de cabra (desculpa Manel, mas não é em Berlin). Tenho tentado manter-me vivo só com um por semana mas, depois de descobrir este sítio, não vai ser fácil.
Hoje foi mais um dia de Skulptur Projekte Münster07. Para a semana, mais novidades sobre este assunto.
Pelo meio uma cerveja, um livro e uma sesta na relva…
O dia acaba com um saxofone, num concerto de rua, no centro, ao pé de uma igreja incrível! SMS! Mais uma cerveja na mão, claro!
Boa semana!
sábado, setembro 22, 2007
TEA 1
Desde as 08 a estudar Tetraethylammonium chloride. Pela primeira vez em infusão contínua em grandes animais saudáveis e com endotoxemia. Trezentas mil medições com CAP, duzentas e cinquenta e oito mil amostras de sangue e muita muita paciência...
No final, algumas perguntas (um dos grandes prazeres da ciência), uma sala arrumada e o caminho de casa na minha bicicleta cor-de-rosa pela frente!
A fechar a porta...
quarta-feira, setembro 19, 2007
Descubra as diferencas
(teclado alemao)
segunda-feira, setembro 17, 2007
De olhos fechados
... mas foi com a primeira que saiu da mochila (a segunda foi para o bolso just in case) que tinha umas letras escravinhadas em alemão de uma qualquer farmacêutica, julgo eu.
Hoje, às 0605 CET assinei o meu contracto!
Já assinei dois contractos de trabalho em Portugal. Este foi diferente.
Também porque foi o primeiro que assino às escuras sem perceber nada do que lá está escrito. Tenho feito muito disto nas útlimas semanas! Gosto de pensar que é mais confiança que tolice mas...
It's just the way it is!
domingo, setembro 16, 2007
sábado, setembro 15, 2007
Oito da manhã e a banda a passar
ou
Feiras Novas
Mai nada!
Do posfácio ao livro de Amândio de Sousa Vieira, Feiras Novas (1826-2006)
Ponte de Lima, Ed. Foto Lethes, 2006
Retirado do site do Centro de Recursos de Ponte de Lima
Eins Fahrrad. Mein Fahrrad!
sexta-feira, setembro 14, 2007
"She could belong to you"
Percebo isto sentado ao sol a fingir que tomo um CAFÉ na esplanada da cantina do hospital. Afinal, é só um copo de papel com um pó preto manhoso mas, à parte disto e de ainda não conseguir perceber nada do que se fala na rua, a verdade é que já não me sinto um estranho aqui.
Em casa já não preciso de estar sempre a perguntar o sítio das coisas ou pedir autorização para fazer isto ou aquilo. Conheço o nome de algumas ruas, sem onde se vai às compras, os dias de mercado na Domplatz ou quando pôr o lixo na rua.
Já me sinto confortável no ambiente da nossa "unidade de cuidados intensivos/BO" do laboratório, não me perco no hospital (é certo que não arrisco muito!) e já não recebo aquele ar de "quem é este tipo?" a cada passo.
A verdade é que Münster é uma cidade fácil de se viver. Grande para ter uma boa oferta cultural, mistura de raças na rua, não se estar sempre a ver as mesmas caras ou ser um bom centro de ciência, mas com intimidade suficiente para não parecer um monte de turistas perdidos (aka segundo AK: Berlin).
Eva Meyer e Eran Schaerf no seu filme para o
The montage of scenes from these films and footage they shot themselves creates a new cinematic dimension – a cinematic Münster in which the boundaries between fiction and documentary dissolve and each viewer can create his or her own Münster.
segunda-feira, setembro 10, 2007
Langenscheidt
- Fui o cromo que chegou em primeiro lugar à reunião (mais uma vez em alemão) das Segundas-feiras às 0620h (sim das próximas 50 Segundas-feiras!);
- Participei pela primeira vez em todo o processo da "instrumentação" de uma ovelha no laboratório. Sedação, colocação de catéteres, incluindo o meu primeiro Swan Ganz e preparação do animal para a experiência;
- Tive uma boa conversa sobre os meus projectos com o meu chefe, Martin Westphal, que regressou hoje de férias;
- O Director do departamento disse "Don´t worry. Tomorrow I will make a call." em resposta ao meu pedido de apoio para o próximo congresso da ESICM em Berlin;
- Estive muito perto de comprar um colchão para a minha cama;
Desci sozinho até à minha cave, confiante de que todos os conselhos seguros e determinados que tinha recebido no Porto iriam fazer da tarefa a que me estava a propor, algo verdadeiramente simples e rápido.
O processo, como eu gosto de lhe chamar, havia começado uma hora antes no supermercado LIDL!!, com a escolha do produto, como também carinhosamente gosto de apelidar o substracto do dito processo.
Mas enganem-se os que pensam que por pela primeira vez (sem recurso a ajuda de qualquer tipo) uma máquina de roupa a lavar, com toda informação escrita numa língua não nativa e desconhecida, é facil.
De pouco me valeu a corrida escadas a cima, já em pânico por nunca mais voltar a ver as minhas T-shirts azuis, a buscar o meu dicionário alemão-português.
domingo, setembro 09, 2007
The world is small but not small enough!
This photo is from the last time we were all together!
Legend: Jonathan (Malta), Michaelson (Israel), Irit (Israel), Debbie (Mexico, Israel, USA) and me.
PS to Debbie. Hope you like Portugal and I am really sorry that can’t be there! My best to you and Yoel!
sábado, setembro 08, 2007
Cara (mais) lavada
Klinik und Poliklinik für Anästhesiologie und operative Intensivmedizin
PWG
WFME
AMEE
Casanova
Mais novidades em breve!
sexta-feira, setembro 07, 2007
Promenade
Voltei às corridas. Uma volta à cidade partilhada com montes de gente, entre árvores e lagos (a Promenade: uma pista que circunda o centro histórico), com direito a sax e um fim de tarde bem quentinho. 5 km em 25 minutos!
A chegar a casa as moedas que levava no bolso ainda deram para 2 litros de leite e um de Bitburger! Tudo em equilíbrio, na mão, assim se vai às compras por cá!
Esquerda e Direita
Estou no país certo (para quem ainda tinha dúvidas)...
The government has bravely introduced a gradual increase in the retirement age (to 67), but it has been less bold in restructuring the health system, which threatens to gobble up an ever rising share of GDP at the expense of investment in education and infrastructure. It has no plans to tackle the network of regulations that makes it expensive to fire workers, and thus risky to hire them. A second instalment of Germany's federal redesign, which would limit states' debts but allow them to raise (or lower) taxes, may just squeak through.
In place of reform, the coalition offers comforting but vague promises. There will be help for the working poor in higher child benefits and subsidies to childless households. The number of school drop-outs will be cut by half by 2010. A bonus will be paid to firms that train more people than average. Workers in soon-to-be-liberalised postal services will get a minimum wage (which the SPD would like to extend across the economy). The government may help states to finance more crèches for children; it has mooted the idea of ten days' paid leave for workers to arrange nursing for sick parents. Such benevolence carries “clear social-democratic handwriting”, boasts the vice-chancellor (and labour minister), Franz Müntefering.
E ainda sobre a mesma discussão:
...At times it has seemed as if the Democrats (oddly, given their status as the less Godly party) have had to rely on divine intervention to get elected. Watergate helped Jimmy Carter in 1976, just as the end of the cold war and Ross Perot's disruptive third-party campaign helped Bill Clinton in 1992. Better organised and more intellectually inventive than their “liberal” rivals, American conservatives have controlled the agenda even when they have lost: Mr Clinton is best remembered for balancing the budget and passing welfare reform, both conservative achievements. In a country where one in three people see themselves as conservatives (against one in five as liberals) and where the South and West have grown far more quickly than the liberal north-east, it is easy to see why Mr Bush and his strategist, Karl Rove, dreamed of banishing Democrats from power for a generation...
The easy scapegoat is Mr Bush himself. During his presidency, the words Katrina, Rumsfeld, Abramoff, Guantánamo and Libby have become shorthand for incompetence, cronyism or extremism...
...Yet this President Bush is not a good scapegoat. Rather than betraying the right, he has given it virtually everything it craved, from humongous tax cuts to conservative judges...
...One finding that stands out in the polls is that most Americans distrust government strongly. Forty years ago they turned against a leftish elite trying to boss them around; now they have had to endure a right-wing version. In democracies political revolutions usually become obvious only in retrospect. In 1968, with America stuck in another bruising war, few liberals saw Richard Nixon's southern strategy as part of a long-term turn to the right. All that was clear then was that most Americans urgently wanted a change of direction. That is also true today.
...The Republican Party is only the most visible part of the American right. The right's hidden strength lies in its conservative base. America is almost unique in possessing a vibrant conservative movement. Every state boasts organisations fighting in favour of guns and against taxes and abortion. The Christian right can call upon megachurches and Evangelical colleges. Conservatives have also created a formidable counter-establishment of think-tanks and pressure groups.
And many Americans who are not members of the movement happily embrace the label “conservative”. They think of themselves as God-fearing patriots who dislike big government and are tough on crime and national security. In 2004 roughly a third of the voters identified themselves as conservatives; just over 20% identified themselves as “liberal” (as American left-wingers are somewhat strangely called). Conservatives have driven the policy debate on everything from crime to welfare to foreign policy...
From The Economist print edition
(Não vá alguém do PSD sentir-se inspirado)
Há sempre uma primeira vez...
Inevitavelmente, os primeiros dias de Deutschland foram precisamente o oposto: foi a primeira vez que adormeci numa conferência sobre dor aguda em alemão, que dormi no meu quarto novo, que passei horas num gabinete de imigração (not SIMPLEX either), que fui de bicicleta senil para o hospital, que pus um pé na rua e senti o espetacular friozinho matinal do centro da Europa, que fui ao meu cursinho de alemão e conheci um tailandês psicopata ou que fiz uma lista de compras em alemao:
2 pacotes de leite
4 iogurtes
1 caixa de cereais
2 pacotes de bolachas
x bananas
4 maças
4 laranjas
Acabaram por vir mais algumas coisas que nao sei o nome!
Bom fim de semana!
terça-feira, setembro 04, 2007
Mais um sonho, amanhã!
Esta é a viagem mais longa deste espaço.
Parto amanhã para Münster, na Alemanha, onde vou integrar um grupo de investigação em choque séptico do Klinik und Poliklinik für Anästhesiologie und operative Intensivmedizin do Universitätsklinikum Münster. Mais uma vez, o desafio estende-se muito para além da Medicina: partilhar (mais do que absorver espero!) cultura da língua à cerveja, dos parques e bicicletas à arte, viver a 2202 km da casa dos Papás, conhecer uma maneira diferente de ser livre e responsável...
Para brincar com a saudade das minhas ruas do Porto, dos meus irmãos totós, dos meus amigos e de um ano de meio de Verão que teima em não acabar!! há Eugénio, Miguel Torga, antena3.pt, fotografias, sms guardados, um caderno com histórias...
Assim começa mais um sonho, amanhã!