quinta-feira, outubro 04, 2007

Acontecimentos vários no Tag der Deutschen Einheit

Hoje é o dia da Re(unificação)da Alemanha, em que se celebra a adesão de áreas da antiga República Democrática Alemã (RDA) à Federação. Helmut Kohl liderava o fim de um processo que se iniciara a 7 de Outubro de 1949 com elevação a País do Quarter* Soviético de Berlin e que tivera trinta anos antes Willy Brandt (sim, o Sr. que agora mora da Av. Marechal Gomes da Costa :) ) como grande figura.
De facto o grande símbolo da separação entre a RDA e a República Federal da Alemanha caiu quase um ano antes, a 9 de Novembro de 1989, no dia em que o Partido Socialista Unitário da Alemanha (SED), partido único de orientação comunista, anunciou um conjunto de deliberações que alargava os direitos de cidadania e liberdade dos cidadãos do leste alemão.


Mas no dia 9 de Novembro de 1938 acontece a Kristallnacht (Noite de Cristal) que marca o início da fase da perseguição em massa aos judeus na Alemanha e Áustria pelo regime Nazi. É por este facto que as comemorações do Dia da Reunificação aconteceram hoje e não em Novembro.
Cá em casa, discutia-se o que teria sido da RDA se "nós" não os tivessemos ajudado. Especulava-se que seria hoje uma bolsa de investimento e desenvolvimento no centro da Europa devido ao baixo custo da mão-de-obra. Confesso que ainda pensei intervir mas o protagonista ia 3 cervejas e 20 cm (de altura) à minha frente!

Rui Trintaeum inaugura nova página da melhor casa da noite portuense. Visitem o site e vão ao número Trintaeum do Passeio Alegre tantas vezes quantas puderem!

Apercebo-me que os melhores morangos do mundo são apanhados mesmo aqui ao pé, em Bonn (presente do Índio).

A esta hora ainda descubro que Benfica perdeu no Estádio da Luz com os ucranianos do Shakhtar Donetsk por 0-1; o FC foi à Turquia vencer o Besiktas com um golo de Ricardo Quaresma ao cair do pano (92’) . Mais do mesmo! Sorrio. Note-se que não fui eu que me esqueci do "P" no "FC". Dúvidas houvesse...

Com duas escapadelas, uma para almoçar de pé na feeesta (escreves isto muito melhor do que eu!) e outra para uma corrida ao fim do dia, foi um dia fechado no quarto a estudar!

Amanha começo a escrever o meu primeiro artigo!!!

* Palavra com duplo significado interessante neste caso. O Quarter (bairro) Soviético era um quarter (quarta parte) da divisão da cidade feita por Americanos, Ingleses, Franceses e Soviéticos.

Fontes:
Perfil da Alemanha (Edição do Ministério Federal das Relações Exteriores)
Wikipédia
Público on-line

1 comentário:

Casanova disse...

Fizeste-me ir buscar o albúm (sim, nesse tempo, ainda n havia máquina digital!)da minha breve mas intensa estadia na Alemanha.

Na legenda das fotos encontro: Hauptbahnhof, Oper, Rathaus, Maschsee, Maschpark, Landesmuseum, Waterlooplatz, Oktoberfest, Ana Kathrin, Marktkirche... e claro a festa (ou fensta, para alguns) de reunificação 2-3 Outubro! Bei Chez Heinz, Faust, Glocksee - Hannover!

Legendas ainda de outras paragens... Wolfsburg, Braunschweig, Bremen, Berlim, Hamburg, Leipzig, Amsterdao, Roterdão e, claro, o Hospital - MHH.

(O que seria de mim se não existissem fotos para documentar tudo isto? Seria, provavelmente, um buraco negro na minha existência)