terça-feira, novembro 10, 2009

Injustice keeps it going.

No injusto mundo da ciência vive-se de candidaturas a bolsas. Não há um salário, protecção social, uma carreira para progredir... Há necessidade de trabalhar trabalhar trabalhar. Produzir orientado para resultados que assegurem a próxima bolsa.
Não defendo garantias/regalias/direitos sem respeito, sem responsabilidade, sem provas dadas de progressão, de formação, aperfeiçoamento.
Mas salários às pingas com alcance inferior ao meio ano não é vida! É um sistema que se aproveita dos indivíduos que o servem mas do que serem seus utilizadores e membros de pleno direito!

2 comentários:

Anónimo disse...

É verdade Bernardo. E a investigação é assim em qualquer parte do Mundo!!
Uns laboratórios com melhores condições, outros com piores.. Onde encontras pessoas agradáveis com quem dá vontade de trabalhar e discutir projectos!

Mas a base que sustenta "a tua vida" na investigação é essa: incerta!

Sofia Correia

carlos mata disse...

...do que me lembro desse tipo de discussoes com investigadores a trabalharem no reino unido (Maudsley -IOP, London) a falta de financiamento era e sempre foi cronica e esse era o factor pelo qual a maioria do pessoal universitario/investigadores emigrava para os EUA onde havia muito mais financiamento e poderiam concluir muitos dos seus projectos.
carlos mata