segunda-feira, março 24, 2008

Páscoa, Jorge Sampaio e armas nucleares!

Não.
Jorge Sampaio não se amarrou a um míssil nuclear norte-coreano no dia de Páscoa em protesto contra o regime de King Yong Il.

Ontem tive um dia de Páscoa diferente. Pela primeira vez longe de pelo menos mais 20 pessoas, das amendoas, dos ovos de chocolate, dos coelhinhos espalhados cuidadosamente por toda a casa pela minha Mãe, do melhor cabrito assado do mundo inteiro, dos meus irmãos, dos meus afilhados...
Mas tive direito a três presentes inesperados. Fui pela segunda? vez à missa no dia de Páscoa, nevou e fechei-me do lado de fora de casa. Com a AK fora da cidade e sem telemóvel não tive outra solução se não assaltar a MINHA casa e partir o vidro da porta da entrada. Resultado: sou neste momento refém da minha própria distração, pelo menos até alguém vir por um vidro novo na porta da entrada!

Hoje enquanto jantava em frente à televisão à espera das notícias vejo que o homem do gongo do fecho de Wall Street era um indivíduo parecidíssimo com o nosso anterior Presidente da Républica. Era mesmo! Há 126 anos Robert Koch identificou o Mycobacterium tuberculosis (aka Bacilo de Koch) e hoje Jorge Sampaio teve direito a fechar a bolsa de NY.

Dia 24 de Março é também um dia em que os hippies se tornam mais velhos. O símbolo que nasceu com o início das campanhas contra o armamento nuclear em Londres e se tornou no ícone da geração de Woodstock faz hoje 50 anos.




Nas palavras do mestre JL "Give peace a chance"...

sábado, março 22, 2008

Retratos das últimas semanas

Paro por uns dias nas ruas da minha cidade depois de Ljubjana e Bruxelas e antes de Lisboa e Bruxelas de novo.
No conforto de uma casa a que se conhece os cantos é tempo de por o correio em dia, preparar apresentações e trabalhos, ter saudades, andar de sweat-shirts velhas e gastas, ouvir o LadoB, dormitar no sofá, rever fotos das últimas semanas...


Costa do Adriático, Eslovénia

Sede da Comissão Europeia, Bruxelas

Da janela do quarto, Münster

No caminho para o hospital, Münster

É Primavera e neva lá fora!
Boa Páscoa!

segunda-feira, março 17, 2008

Caixeiro viajante

"Obligation de se laver les mains apres utilisation des toilettes." Estava escrito numa casa de banho de um restaurante no centro de Bruxelas! O chefe ofereceu o jantar, bem mais descontraído do que se fazia prever. E ainda recebi de presente a notícia de que amanhã apresento um poster no congresso.
O fim-de-semana-reunião em Ljubjana trouxe reflexão, ideologias e novos projectos. A ver vamos!
Nas palavras da Joaninha mudei de profissão: sou agora um Caixeiro Viajante! Porque não?!

domingo, março 09, 2008

O livro que nunca chegámos a trocar

Ao meu colega Sérgio e a todos que vão sentir falta da sua serenidade, do seu espírito crítico, do seu sorriso, da sua compaixão.

quarta-feira, março 05, 2008

Fresquinho para a ressaca do FCP

Role of levosimendan in sepsis and septic shock
Bernardo Bollen Pinto, Sebastian Rehberg, Christian Ertmer and Martin Westphal
Curr Opin Anesthesiol 21:168–177

É só uma revisão e com certeza com erros, impreciões e muito espaço para melhorar.
Mas é o meu primeiro artigo à séria e estou mesmo contente de o poder partilhar com vocês.

terça-feira, março 04, 2008

Sorte

Cada regresso ao Porto (ainda só vou no segundo) é um teste à minha relação com a distância e saudade. Acho que este fim-de-semana comprido só agora vai acabar, enquanto escrevo estas palavras. Houve passeios na Baixa, na minhas prais de Gaia, na Foz e Ingleses sem Gin. Reuniões e projectos, contestações e (re)conciliações. Palavras, sorrisos, abraços e cumplicidades recordadas e renovadas. Rissois, chamuças e bolinhos de bacalhau, leitão, rancho e frango no churrasnco comido à mão, vinho tinto (bom e mau), chockdrink em minha casa... Estas e outras saudades remendadas... Quase sempre em Paz com as opções tomadas e sempre ouvindo quem está próximo e procurando aprender para planear o dia seguinte.
É confortável saber que pode haver novas casas ou obras na rua ou mesmo que o meu leite mimosa tem uma embalagem nova, mas que as pessoas, sobretudo os que gosto e conheço do avesso, vão ficando interessantemente paradas no tempo em que as recordo sorrindo ao pé de mim.



Mas a sorte acabou por hoje. Um dia de trabalho produtivo no buraco, presenteado com espreitadelas ao mundo onde fazia Sol, foi presenteado com uma mistura de chuva, gelo e neve no regresso para casa!

Boa semana (que já vai quase a meio)!