Bem longe do calor do Rio e de Salvador, e por mais estranho que nos possa parecer, existe na Alemanha a tradição de festejar o Carnaval. Já tinha ouvido falar do Carnaval de Colónia e de Berlin mas não esperava que na minha pequena cidade de 300.000 habitantes a festa fosse tão animada. Começa na Quinta-feira (Weiberfastnacht) com festas em tudo semelhantes às nossas (de Segunda a noite) em bares e discotecas e uma tradição, no mínimo, estranha. As mulheres andam na rua com tesouras prontas para cortar as gravatas e cordões dos sapatos dos homens.
O ponto alto das festividades acontece com o desfile de Segunda-feira. Chuva e temperaturas inferiores a 10 ºC não impedem que milhares (talvez mesmo centenas) de pessoas espalhadas pelas ruas da cidade assistam à passagem dos carros alegóricos que vão atirando para as ruas doces, pipocas e rosas! Depois do cortejo, música e cerveja na rua!
Lembrei-me da Queima das Fitas. Com uma pequena diferença. Imediatamente depois do último carro passar uma horda de camiões do lixo e varredores limpam as ruas da cidade!
Lembrei-me da Queima das Fitas. Com uma pequena diferença. Imediatamente depois do último carro passar uma horda de camiões do lixo e varredores limpam as ruas da cidade!
Aproveitando o feriado na Segunda, Domingo ainda deu para ir ver uma interpretação excelente da peça de Tom Stoppard, Arcadia, por um grupo de teatro amador.
1 comentário:
b,
este carnaval fizeste cá falta, ou melhor - lá noa açores, terra linda de gente estranha ( haverá melhor exemplo que o manel?)
de mercedesvito azul, corremos aquelas estradas ( sem saber muito bem porque, reclamaram da minha conduçao - relacionado com o facto de que nao encontrei o travao duma determinada manha apos um baile... enfim mariquinhas)
nadei em aguas quentes turbulentas, vi nuitas vacas, comi ananas, e bebi licores de fruta!!!
como dizia ao inicio - fizeste falta
Enviar um comentário