quinta-feira, abril 27, 2006

Luto.

Luto, s. m. O trajo de crepe ou pano preto que se usa por morte de alguém. // Tristeza, sombra. // Dor, mágoa.
Para mim, é sobretudo admiração e respeito.
Ao Dr. Silva Araújo.

Casa nova!

Amanhã mudo de casa.
Até dia 1 de Maio há no Porto:
- Spring Meeting of Permanent Working Group of European Junior Doctors, aka PWG;
- III Congresso Nacional do Médico Interno.

APAREÇAM!

terça-feira, abril 25, 2006

Cinema Batalha

Ontem fomos ao Cinema Batalha!
Num instante, tive de novo 15 anos e estava com a Inês, a Rita e a Raquel a subir as escadas para o Balcão atrasados para ver o 'Encruzilhada', o último filme que fomos ver ao Batalha.
Estava tudo lá: o vidro, o corrimão, o preto brilhante do chão, as linhas curvas das escadas, as do tecto, os dourados, a cerâmica quebrada dos mesmos urinóis, a madeira, os letreiros...
Havia ainda fotografia de Carlos Amaral e estavam lá eles também!

quarta-feira, abril 19, 2006

Porquê?

Duvidas que me perseguem nas últimas semanas e não consigo deixar de pensar:
1. Quantos milimetros são 1 pixel? Quantas vezes 256k cabem em 1 Giga? O que é 1 Giga? Quantos arranha-ceús de 50 andares têm os senhores do Google em Manhattan para colocar todos os cartões SD de 1 Giga com as mensagens de e-mail dos utilizadores do gmail? A capacidade do gmail está sempre a aumentar. Os tipos compram um prédio novo por semana ou por mês?
2. Contractos de bancos e seguradoras. Quem é que escreve aquilo?!
3. Onde estavam os nossos DEPUTADOS à Assembleia da República no dia 13 de Abril de 2006?

domingo, abril 16, 2006

Domingo de Páscoa.

Acordo com a versão quase moderna de um 'Aaaaleluia, Aaaaleleuia...' rouco e destorcido que gritava de um gira-discos antigo, pela certa colocado na parte de cima da carrinha da Paróquia de Ramalde. Recordo o compasso de Fão.
Hoje somos trinta e dois à mesa.
Aleluia, Aleluia, Jesus Cristo ressuscitou!

sexta-feira, abril 14, 2006

Voltei a chorar

Devo tê-lo feito não mais do que 5 vezes nos últimos 10 anos.
Mas hoje, quando um Apgar 3 após uns minutos de REANIMAÇÃO, disse o seu primeiro NÃO e se tornou num 3/9 bem diante dos meus olhos, simplesmente, chorei.
Trazer de novo à vida, quase dar vida...
Na sua simplicidade foi isto que sempre quiz ser! Foi para isto que vim!

segunda-feira, abril 10, 2006

First day on the job

Sítio novo, esperava DENTRO da sala A do Bloco de Ortopedia, bem antes da hora prevista, enquanto o chefe do dia trabalhava à entrada do Bloco. Lindo!
Depois disto foi...
... monitor, derivações ECG (diferentes das 12 do costume), ai desculpe que eu já cá estava, saturímetro, TANIV, acesso venoso periférico que eu queria mesmo colocar e nem tive hipótese, isto aqui trabalha-se, nome do chefe, nome da enfermeira 1, nome da enfermeira 2, nome do cirturgião, nome da cirurgiã, algaliação, posição, conforto do doente, inspira, espero que ele não me pergunte diluições, EOT sei eu fazer...
...faço, digo, tento a raqui (a última reacção vagal remanescente!), faço o bloqueio periférico poplíteo esquerdo (Prof. Artur Águas, desculpe), midazolam a 1 %, midazolam a 1% quer dizer o quê?, pronto, agora é que foi, contas à mão, regras de 3 simples 5 vezes, propofol, fentanil, folha de registo da anestesia, lentidão, como é mesmo o nome da enfermeira?, expiro, ASA, Mallampati, todos os tempos que não decorei e devia saber (tempo da sala de indução, tempo de início da Anestesia, tempo de início da Cirurgia...), Cefazolina (ou será Cefotaxima?), Ropivacaína hiperbárica (ou será Bupivacaína?), tenho que fazer o MEU regsito, Bupi, Ropi, 0,375 mg, 5%, 10mg, 4 ml...
...Bupi, Ropi...
... compressas, volume de urina, bolas não entubei, TANIV, ritmo, FC, passa a doente para a cama da UCPA, passa a doente na UCPA...
... Ah! É verdade! Tudo isto com a D. Filipa (nome fictício; sempre gostei de dizer isto!), uma senhora de 53 anos (fictício), a respirar sozinha na "minha" mesa, a dormir um sono leve e a sonhar com as últimas palavras que o Anestesista dela (eu!) lhe disse: "Vai dormir um soninho. Vai correr tudo bem!".
Adorei!

(Dr.) Raul, obrigado pelo gosto de ensinar, persistência e pacência.

quinta-feira, abril 06, 2006

Palavras quase mágicas

Acordar nem sempre é fácil!
Pode não se gostar muito da música, mas ouvi-los entre as 0700h e as 1000h vale mesmo a pena!
Nem que seja só por 5 minutos.

Julian Bion n.º 2

Desta vez ao vivo nas Jornadas de Medicina Intensiva da Primavera:
«interno chato do primeiro ano» Dr. Bion?!
«Dr. Julion Bion» cara simpática a pensar: "quem é este?!"
«interno chato do primeiro ano» gaguejando My name's Bernardo and I am a Resident in Anesthesiology for a couple of weeks in Dr. Carneiro's hospital, Santo António. I red your text in Clinical Anesthesiology about the role of the Anesthesiologist...
...
«Dr. Julion Bion» Intensive care is the only place in the hospital where you are a Family Doctor.

Desta nunca mais me esqueço!

terça-feira, abril 04, 2006

Anestesiologia

Para quem pensa que somos os médicos que põem os doentes a dormir e passamos horas no bloco a beber café, ler o jornal e fazer palavras cruzadas:

"From the early days from intraoperative administration of anesthesia and airway support during surgery, the anesthetist may now be involved in perioperative care, intensive care medicine, physiological manipulation, monitoring, pharmacology, and acute and chronic pain management, as well as clinical and laboratory research. In parallel with this expansion in role, the discipline as also made major contributions to patient safety... at a level that has been linked to that of aviation."
Shauna Irgin
Julian Bion
Clinical Anesthesiology 4th edition; Morgan, Mikhail, Murray, Lange, 2006

Nota: Julian Bion estará presente nas próximas Jornadas de Medicina Intensiva da Primavera, este ano dedicadas ao tema ""Sépsis", dias 6 e 7 de Abril no Seminário de Vilar, Porto. Organização: UCIP HGSA.