segunda-feira, abril 10, 2006

First day on the job

Sítio novo, esperava DENTRO da sala A do Bloco de Ortopedia, bem antes da hora prevista, enquanto o chefe do dia trabalhava à entrada do Bloco. Lindo!
Depois disto foi...
... monitor, derivações ECG (diferentes das 12 do costume), ai desculpe que eu já cá estava, saturímetro, TANIV, acesso venoso periférico que eu queria mesmo colocar e nem tive hipótese, isto aqui trabalha-se, nome do chefe, nome da enfermeira 1, nome da enfermeira 2, nome do cirturgião, nome da cirurgiã, algaliação, posição, conforto do doente, inspira, espero que ele não me pergunte diluições, EOT sei eu fazer...
...faço, digo, tento a raqui (a última reacção vagal remanescente!), faço o bloqueio periférico poplíteo esquerdo (Prof. Artur Águas, desculpe), midazolam a 1 %, midazolam a 1% quer dizer o quê?, pronto, agora é que foi, contas à mão, regras de 3 simples 5 vezes, propofol, fentanil, folha de registo da anestesia, lentidão, como é mesmo o nome da enfermeira?, expiro, ASA, Mallampati, todos os tempos que não decorei e devia saber (tempo da sala de indução, tempo de início da Anestesia, tempo de início da Cirurgia...), Cefazolina (ou será Cefotaxima?), Ropivacaína hiperbárica (ou será Bupivacaína?), tenho que fazer o MEU regsito, Bupi, Ropi, 0,375 mg, 5%, 10mg, 4 ml...
...Bupi, Ropi...
... compressas, volume de urina, bolas não entubei, TANIV, ritmo, FC, passa a doente para a cama da UCPA, passa a doente na UCPA...
... Ah! É verdade! Tudo isto com a D. Filipa (nome fictício; sempre gostei de dizer isto!), uma senhora de 53 anos (fictício), a respirar sozinha na "minha" mesa, a dormir um sono leve e a sonhar com as últimas palavras que o Anestesista dela (eu!) lhe disse: "Vai dormir um soninho. Vai correr tudo bem!".
Adorei!

(Dr.) Raul, obrigado pelo gosto de ensinar, persistência e pacência.

Sem comentários: