segunda-feira, outubro 29, 2007

Profecia de comentador de futebol na rádio

29 de Novembro de 2007, estranhamente o dia 8 do Futebol Clube de Porto na Liga:
8 jogos;
8 vitórias;
8 pontos que o separam do segundo classificado;
8 golos de Lisandro, o melhor marcador.
Naturalmente, o melhor ataque e a melhor defesa.

sexta-feira, outubro 26, 2007

Influências

Acontecimentos do dia de hoje que me tornam cada vez mais alemão (entre aspas, diga-se):
1. Acordo às 06 da manhã.
2. Passo nove horas no buraco (a).
3. Almoço em meia hora um pseudo-linguado com um molho manhoso e batatas terríveis.
4. Gosto do almoço.
5. Ao fim do dia leio a Economist (da semana passada) de uma ponta à outra numa esplanada ao ar livre.
6. Encho-me de coragem e selecciono pela primeira vez "Deutsch" na caixa automática.
7. Bebo meio litro de cerveja ao jantar (Um menino. Mas ainda só cá estou há 2 meses).

Felizmente, outros eventos prendem-me a casa:
1. O meu artigo foi revisto. Foi "extensamente" melhorado. Sempre a aprender!
2. Esqueci-me das chaves em casa quando saí para jantar. Não estava cá mais ninguém!

(a)Buraco s.m. Sala sem qualquer janela ou outro contacto com luz natural onde passo os meus dias de estudo ou redacção de artigos.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Falta de ar

Tenho passado as últmimas a estudar eventos que decorrem ao nível (intra)celular. Tem sido mesmo engraçado perceber montanhas de coisas que dantes eram apenas grandes pontos de interrogação no caminho entre o que fazemos aos nossos doentes e, por exemplo, uma curva ou um número num monitor. Diria mesmo perigoso! Porque vicia. Neste aspecto a Ciência assemelha-se muito ao dinheiro. Conhecimento exige mais conhecimento. É um equlibrio interessante de permanente insatisfação, intercalado com pequenos momentos que fazem lembrar aquela sensação de encher bem o peito de ar, até mesmo 1 ou 2 mililitros antes de ele rebentar. Revisito conversas antigas sobre esta atitude...
Para a semana há um bicho novo para trabalhar. Começo as experiências num modelo de CLP em ratos, que permite estudar muito mais variáveis ao nível da biologia molecular. Promete!

PS1. Obrigado pelos gestos, mensagens escritas, telefonemas, e-mails e presentes [sim, houve presentes. Não de todos é certo ;)]. Ainda pelas vezes todas que sorri!
PS2. Finalmente o frio chegou!

sexta-feira, outubro 19, 2007

Berlin
e correio em atraso

A semana passada revisitei Berlin pela terceira vez. Está cada vez melhor! É a cidade dos pormenores escondidos no caos. Pelo meio houve um bom congresso e uma média de 4 horas de sono por noite!
Foi bom voltar ao conforto de Münster, a casa.
Ontem acabei de escrever o meu primeiro artigo. Nos próximos dias vai ser revisto pelo grupo e depois submetido ao "Current Opinion in Anesthesiology". Sendo que o chefe é o Editor Convidado, é bem provável que seja aceite!

PS. 13 de Dezembro faz-me lembrar alguma coisa...

sexta-feira, outubro 05, 2007

Out of the office to the ESICM Congress in Berlin

Com os devidos esquecimentos (PLEASE FORGIVE ME!) parto para 5 dias em Berlin para o Congresso Anual da Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos.
Incrivelmente levo trabalho de casa para o fim de semana: um artigo que teima em não acabar de se escrever.

Ficam as melhores:
Out off Office auto-replies

1. I am currently out at a job interview and will reply to you if I fail to get the position. Be prepared for my mood.

2. You are receiving this automatic notification because I am out of the office. If I was in, chances are you wouldn't have received anything at all.

3. I will be unable to delete all the unread, worthless emails you send me until I return from holiday on 4 April. Please be patient and your mail will be deleted in the order it was received.

4. Thank you for your email. Your credit card has been charged €5.99 for the first ten words and €1.99 for each additional word in your message.

5. The e-mail server is unable to verify your server connection and is unable to deliver this message. Please restart your computer and try sending again. (The beauty of this is that when you return, you can see how many in-duh-viduals did this over and over).

6. Thank you for your message, which has been added to a queuing system. You are currently in 352nd place, and can expect to receive a reply in approximately 19 weeks.

7. I've run away to join a different circus.

AND, FINALLY, THIS ONE TAKES THE BISCUIT:

8. I will be out of the office for the next two weeks for medical reasons. When I return, please refer to me as 'Margaret' instead of 'Steve'!

quinta-feira, outubro 04, 2007

Acontecimentos vários no Tag der Deutschen Einheit

Hoje é o dia da Re(unificação)da Alemanha, em que se celebra a adesão de áreas da antiga República Democrática Alemã (RDA) à Federação. Helmut Kohl liderava o fim de um processo que se iniciara a 7 de Outubro de 1949 com elevação a País do Quarter* Soviético de Berlin e que tivera trinta anos antes Willy Brandt (sim, o Sr. que agora mora da Av. Marechal Gomes da Costa :) ) como grande figura.
De facto o grande símbolo da separação entre a RDA e a República Federal da Alemanha caiu quase um ano antes, a 9 de Novembro de 1989, no dia em que o Partido Socialista Unitário da Alemanha (SED), partido único de orientação comunista, anunciou um conjunto de deliberações que alargava os direitos de cidadania e liberdade dos cidadãos do leste alemão.


Mas no dia 9 de Novembro de 1938 acontece a Kristallnacht (Noite de Cristal) que marca o início da fase da perseguição em massa aos judeus na Alemanha e Áustria pelo regime Nazi. É por este facto que as comemorações do Dia da Reunificação aconteceram hoje e não em Novembro.
Cá em casa, discutia-se o que teria sido da RDA se "nós" não os tivessemos ajudado. Especulava-se que seria hoje uma bolsa de investimento e desenvolvimento no centro da Europa devido ao baixo custo da mão-de-obra. Confesso que ainda pensei intervir mas o protagonista ia 3 cervejas e 20 cm (de altura) à minha frente!

Rui Trintaeum inaugura nova página da melhor casa da noite portuense. Visitem o site e vão ao número Trintaeum do Passeio Alegre tantas vezes quantas puderem!

Apercebo-me que os melhores morangos do mundo são apanhados mesmo aqui ao pé, em Bonn (presente do Índio).

A esta hora ainda descubro que Benfica perdeu no Estádio da Luz com os ucranianos do Shakhtar Donetsk por 0-1; o FC foi à Turquia vencer o Besiktas com um golo de Ricardo Quaresma ao cair do pano (92’) . Mais do mesmo! Sorrio. Note-se que não fui eu que me esqueci do "P" no "FC". Dúvidas houvesse...

Com duas escapadelas, uma para almoçar de pé na feeesta (escreves isto muito melhor do que eu!) e outra para uma corrida ao fim do dia, foi um dia fechado no quarto a estudar!

Amanha começo a escrever o meu primeiro artigo!!!

* Palavra com duplo significado interessante neste caso. O Quarter (bairro) Soviético era um quarter (quarta parte) da divisão da cidade feita por Americanos, Ingleses, Franceses e Soviéticos.

Fontes:
Perfil da Alemanha (Edição do Ministério Federal das Relações Exteriores)
Wikipédia
Público on-line

segunda-feira, outubro 01, 2007

Shubi selection

O senhor (ou a senhora) que disse que "o melhor do mundo são as crianças" disse-o, e disto não tenho qualquer dúvida, no dia em que a conheceu. Mais de vinte anos depois, continua igual: uma criança em ponto grande que só nos faz sorrir!
Ficam as últimas novidades da Shubi Selection:
- Fotos de autora da personagem em questão, com entrada para a lista dos blogs;
- Boxer, álbum dos norte americanos The National. Fica de amostra Brainy.