quinta-feira, outubro 28, 2004

O Trauma em Israel_Magen David Adom

Praticamente todo o sistema pre-hospitalar do estado de Israel é assegurado pela Magen David Adom in Israel. Tradução: Estrela de David Vermelha, o equivalente à Cruz Vermelha Internacional e ao Crescente Vermelho. Actualmente têm um dos melhores sistemas pré-hospitalares do mundo com um modo de acção entre o Stay and Play, praticado em França e Portugal, e o Scoop and Run anglo-saxónico.

O Trauma em Israel_Magen David Adom

Praticamente todo o sistema pre-hospitalar do estado de Israel é assegurado pela Magen David Adom in Israel. Tradução: Estrela de David Vermelha, o equivalente à Cruz Vermelha Internacional e ao Crescente Vermelho. Actualmente têm um dos melhores sistemas pré-hospitalares do mundo com um modo de acção entre o Stay and Play, praticado em França e Portugal, e o Scoop and Run anglo-saxónico.
Imaginem uma cidade murada com mais de 20 camadas e 4000 anos de história de destruição e construção sucessivas, com os locais mais sagrados para as três maiores religiões monoteístas do mundo (alguns, literalmente em cima de outros), tudo com a presença constante do aroma doce do Médio Oriente, com corredores apertados de lojas e gente de todas as cores…
Definitivamente Israel é um país que têm de visitar.
Para os Cristãos entre os leitores deste blog o apelo é inegável. Hoje pude visitar e tocar a rocha onde romanos e judeus colocaram a Cruz de Jesus Cristo há 2000 anos e visitar o local onde o Seu túmulo estava. Mas viver apenas uma vez, e ainda mais num só dia, a vida de Jesus Cristo em Jerusalém é muito insuficiente. Entre a excitação e a alegria da fé e a ‘obrigação’ de capturar o momento nas lentes da memória o tempo corre-nos pelas mãos. Por isso Joaninha, já sabes, Israel está lista.
Para os apaixonados no “Santo Graal” de Dan Brown há visitas guiadas aos locais onde Maria Madalena caminhou com Jesus Cristo, ao caminho dos Templários…

quarta-feira, outubro 20, 2004

OBRIGADO FCG

Estou extremamente grato a Fundacao Calouste Gulbenkian e ao seu Departamento de Saude e Desenvolvimento Humano pela atribuicao de uma bolsa de 2100€ para a minha participacao neste Curso de Organizacao de Sistemas de Trauma! Confesso que depois do ICBAS e da sua Unidade Docente e de Investigacao em Urgencia Medica Extra-hospitalar terem recusado o meu pedido de apoio, estava com algum receio de nao receber qualquer apoio!

terça-feira, outubro 19, 2004

Almocos na cantina do Hospital

A maioria dos nossos almocos serao na cantina do Rambam Medial Center, o nosso Hospital.
Temos cerca de 5 pratos a disposicao (carne, peixe e vegetariano) e um enorme buffet de saladas e acompanhamentos quentes.
Para os funcionarios: 25 centimos!

segunda-feira, outubro 18, 2004

DAY ONE

Uma coisa tenho a certeza: isto não vão ser férias!
Depois de uma cerimónia de abertura com toda a pompa e por que não, circunstância, fizemos a habitual apresentação.
A mescla étnica e cultural é enorme, senão vejamos: Camarões, Kénia, África do Sul, Índia, Nepal, Tailândia, Chipre, Hungria (Mr. Karoly Horvath, AKA Charles), Malta, Roménia, Chile, Colômbia, Honduras, Filipinas, Uruguay e BELIZE. Belize foi a grande sensação: é um país no norte da América do Sul que ‘conquistou’ a sua independência da Grã-bretanha em 1981!
Vamos ter um programa apertadíssimo mas extremamente aliciante.
Confesso, estou mesmo excitado com isto.
Só para a abrir o apetite: vamos discutir Catástrofe (Mass Casualty) muito mais do que esperava, incluído a participação numa simulação no hospital, vamos visitar instalações militares e outros Centros de Trauma (por ex. em Telavive e Jerusalém), as sextas feiras são dias de prática clínica (tipo observacional) mas podemos voluntariamente fazer noites na área que mais gostamos ou ficar ‘à chamada’ para uma vítima de trauma major (adivinhem quem vai lá estar)…
O programa cultural é OBRIGATÓRIO: um dia em Jerusalém, dois dias num acampamento Beduínio no deserto, Nazaré, o Mar Morto…
… enfim, sacrifícios!

Os melhores guias turísticos do mundo...

Quando saí do aeroporto em Telavive, depois de meia horita de controle de passaporte, lá estava o nosso motorista de táxi (o mais parecido com o que conheço como um típico israelita) para nos levar (à Angélica, ao Charles – um enfermeiro húngaro – e a mim) numa viagem de cerca de 100 km (uma hora e meia) em direcção ao Norte até Haifa.
O taxista teve o azar de já ter estado na Europa. Eu explico: aqui nos restaurantes e centros comerciais há seguranças à porta, para entrar no hospital tem que se passar num posto de controlo tipo aeroporto, há militares armados a patrulhar as ruas… e isto em Haifa que, apesar de ser a terceira cidade do país e o maior porto marítimo, há poucos atentados terroristas. Ora quem já experimentou a sensação da leveza da ‘liberdade’ assumida não tolera muito bem estas situações.
Mas para todos os outros israelitas…
…é normal!

domingo, outubro 17, 2004

Que dia!

Estou a adorar!
Quando tiver mais tempo conto os pormenores.
Vamos ter um programa super intensivo mas extremamente excitante! Dormi uma hora!
Temos um dia livre em 28 dias de curso!!!
No curso ha Sul Americanos, Africanos, Asiaticos e ate Europeus ena nossa apresentacao ja dei a maior gafe possivel: a falar da nossa historia disse que tinhamos descoberto o Brasil!!! Gargalhada geral!

sábado, outubro 16, 2004

8C à chegada a Frankfurt

Aproveitando um posto de internet gratuito no aeroporto de Frankfurt aqui vao as primeiras palavras a caminho de Haifa.
Agradeco ao cozinheiro italiano da Lufthansa o fusili vegetariano do lanche!
Nao se esquecam de me avisar do Porto-Benfica...

segunda-feira, outubro 11, 2004

Onde vai brilhar o sol...

É aqui que me vão poder encontrar caso me queiram ir fazer uma visitinha:
*Haifa, Israel - de 16 de Outubro a 11 de Novembro, no Rambam Medical Center a frequentar o 'Fifth International Course on Developing and Organizing a Trauma System;
*Jerusalém, Israel - dias 12 e 13 de Novembro, a passear;
*Lisboa, Portugal - dia 14 de Novembro - de passagem;
*Dili, Timor Lorosae - de 16 de Novembro a 20 de Dezembro, na missão da AMI;
*Bali, Indonésia - dias 21 e 22 de Dezembro - para umas feriazinhas;
*PORTO, PORTUGAL - de 23 de Dezembro a ... - de volta para o Natal em família!

Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto Posted by Hello

quinta-feira, outubro 07, 2004

O início

A preparação de uma viagem começa em terra.
Esta é a 'minha' casa onde há sete anos plantei as sementes que ajudam agora a desenhar mais este projecto.
Uma homenagem à licenciatura em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto/Hospital Geral de Santo António.